Como Fazer um Resumo

Segundo a NBR-6028 (ABNT, 2003e), resumo é a apresentação consistente e seletiva de um texto. E deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. O resumo deve constituir-se num texto redigido de maneira concisa (quando as idéias são bem expressas com um mínimo de palavras), objetiva (resultado das seleções das palavras adequadas para expressão de cada conceito) e clara (característica relacionada à compreensão, que remete a uma escrita de estilo fácil e transparente).

O resumo tem como função explicitar as informações mais significativas do texto original, tais como: o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade.

Um resumo não deve ser uma simples enumeração de tópicos, sendo que as duas primeiras frases devem ser significativas e explicar o tema principal do trabalho. O uso de parágrafos, símbolos, frases negativas, tabelas, equações complexas, bem como figuras e ilustrações deve ser evitado.

A norma recomenda que o resumo contenha de 150 a 500 palavras, para teses, relatórios de pesquisa e livros. E com até 250 palavras, para artigos de periódicos e monografias.

O resumo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica. Quando o resumo for um produto subjetivo do repertório particular de conhecimentos de quem o está elaborando, ou seja, um resumo que depende de interpretação, este se denomina resenha.

Resenha ou Resumo Crítico

“Cabe salientar que a resenha não é um simples resumo. Este é apenas um elemento da estrutura da resenha” (MOTA, 2002, p. 44). A resenha exige uma crítica congruente

do autor onde se evidenciam os juízos de valor de quem a está elaborando, além de explicitar as informações mais significativas do texto original. Em uma resenha, expõe- se claramente e com certos detalhes o conteúdo da obra, o propósito da obra e o método que segue para posteriormente desenvolver uma apreciação crítica do conteúdo, da disposição das partes, do método, de sua forma ou estilo e, se for o caso, da apresentação tipográfica, formulando um conceito do livro.

A resenha ou resumo crítico apresenta as seguintes exigências:

  • Conhecimento completo da obra e não deve se limitar à leitura do índice, prefácio e de um ou outro capítulo.
  • Competência na matéria exposta no livro, bem como a respeito do método empregado.
  • Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente as idéias essenciais.
  • Independência de juízo, ou seja, o que importa não é saber se as conclusões do autor coincidem com as nossas opiniões, mas se foram deduzidas corretamente.
  • Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções.
  • Fidelidade ao pensamento do autor, não falsificando suas opiniões, mas assimilando com exatidão suas idéias, para examinar cuidadosamente e com acerto sua posição.

A estrutura da resenha presenta os elementos pré-textuais Capa e Sumário, os elementos textuais Introdução, Descrição do assunto, Apreciação crítica e Considerações finais, além dos elementos pós-textuais Referência bibliográfica e Anexos.

A resenha facilita o trabalho do profissional ao trazer um breve comentário sobre a obra e uma avaliação da mesma. Na introdução, o acadêmico deve apresentar o assunto de forma genérica até chegar ao foco de interesse, ou ao ponto de vista o qual será focalizado. Uma vez apresentado o foco de interesse, o acadêmico procura mostrar a importância do mesmo, a fim de despertar o interesse do leitor. Por último, deixa-se claro, o caminho/método que orienta o trabalho.

A descrição do assunto do livro, texto, artigo ou ensaio compreende a apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor. Para facilitar a descrição do assunto sugere-se a construção dos argumentos por progressão, que consiste no relacionamento dos diferentes elementos, mas encadeados em seqüência lógica, de modo a haver sempre uma relação evidente entre um elemento e o seu antecedente.

A apreciação crítica deve ser feita em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor. Para fundamentar a apreciação crítica, deve-se levar em conta a opinião de autores da comunidade científica, experiência profissional, a visão de mundo e a noção histórica do país.

Nas considerações finais, deve-se apresentar as principais reflexões e constatações decorrentes do desenvolvimento do trabalho.

As referências bibliográficas seguem a NBR-6023 da ABNT sobre referências bibliográficas.

Observe o esquema das etapas de uma resenha apresentado a seguir:

Captura de Tela 2019 03 21 às 09.34.14
Captura de Tela 2019 03 21 às 09.34.45
Captura de Tela 2019 03 21 às 09.35.01

Veja outro exemplo de resenha de obra considerada no todo, apresentado por MOTA (2002):

MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional público. 12. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. 2 v. 1644 p.

O Direito Internacional Público (DIP) é o ordenamento jurídico da sociedade humana na sua ampla acepção e, assim, há de ser eminentemente dinâmico, acompanhando-lhe a evolução. Interessa não apenas ao especialista, mas a todos. Toda a vida política, econômica, social e cultural está se internacionalizando, e o Direito Internacional é o instrumento deste processo. O Autor revela a preocupação de produzir obra de profundidade aliada à informação científica atualizada, indispensável ao estudo de um Direito que exige um cotejo permanente com os fatos, no seu desdobramento interminável. Esta 12a edição apresenta-se revista, ampliada e atualizada, levando em consideração as transformações ocorridas no DIP após a última edição. Inicia a obra com uma excelente resenha doutrinária. Enumera e critica o melhor do pensamento jurídico internacionalista, sem que o Autor omita a sua posição, definida com clareza. A bibliografia citada não pretende ser exaustiva. Ela representa, de um modo geral, as fontes consultadas para a elaboração do capítulo ou parágrafo. Serve também de guia aos alunos para a elaboração de seus trabalhos práticos. Referindo-se a esta obra, disse o grande internacionalista Professor Franchini Netto: “o Autor, com modéstia, afirma que o livro se destina aos estudantes. Tenho a segurança de que maior é a área de sua utilidade. É obra que consagra seu jovem e brilhante Autor. Um trabalho que merece o aplauso dos estudiosos”.

Quer facilitar sua vida?

Gostou deste Post ? E agora que você aprendeu isso, o que achou? Deixe seu comentário!

Como fazer um Resumo no TCC segundo ABNT ?
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat