NORMA PARA CITAÇÕES: NBR-10520 da ABNT

CitacaoOld

Citação é o antídoto do plágio (RIBEIRO, 2019)

As citações esclarecem, ilustram o assunto em discussão ou, ainda, podem sustentar o que se afirma. E, portanto, elas têm a função de oferecer ao leitor condições de comprovar a fonte das quais foram extraídas as idéias, frases ou conclusões, possibilitando-lhe ainda aprofundar o tema em discussão. Têm ainda como função acrescentar indicações bibliográficas de reforço ao texto.

Em todas as citações deve-se mencionar a autoria das mesmas, podendo seguir dois modelos: AUTOR-DATA e SISTEMA NUMÉRICO.

AUTOR-DATA:

Quando o último sobrenome do autor é apresentado em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação. Pode-se indicar também a página. Estes dados aparecem entre parênteses no texto.

Exemplos:

Um autor:

(SILVA, 1981)
(SEVERINO, 2000, p. 190)
(SEVERINO,2000:190) Nesse exemplo, a palavra ‘página’ é substituída pelo dois-pontos.

Dois a três autores:

Citar os respectivos sobrenomes separados por ponto e vírgula (;), data da obra e página da citação. Exemplo:

“Documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser atualizado para consulta, estudo ou prova” (CERVO; BERVIAN, 1978, p. 52).

Mais de três autores:

Citar o sobrenome do primeiro autor seguido pela expressão ‘et al.’ Exemplo:

(CASTRO et al., 1995)

Citações de dois ou mais documentos de um mesmo autor, e publicados em um mesmo ano:

São diferenciadas pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto após a data:

(SEIXAS, 1996a) (SEIXAS, 1996b)

Havendo dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data:

Acrescentam-se as iniciais de seus prenomes:

(SILVA, M.A., 1996) (SILVA, J.E., 1996)

Sem autoria conhecida:

Citar o título e o ano.

Conforme análise feita em Conservacionistas […] (1980) “os ecologistas nacionais estão empenhados no tombamento da referida montanha”.

“No diagnóstico das neoplasias utilizou-se a classificação histológica internacional de tumores dos animais domésticos”, segundo o Bulletin […] (1974).

Entidade coletiva:

Citar o nome da instituição e ano. Nas citações subseqüentes, usar apenas a sigla. Exemplo:

“O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 1978, p. 46).

Outros casos:

Omissão em citação: as omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de elipses [ . . . ] entre colchetes. As omissões de palavras ou frases nas citações são indicadas pelo uso de elipses [ . . . ] entre colchetes.

Acréscimo em citação: acréscimos e/ou comentários, quando necessários à compreensão de algo dentro da citação, aparecem entre colchetes [ ].

Destaque em citação: para se destacar palavras ou frases em uma citação usa-se o grifo ou negrito ou itálico seguido da expressão grifo meu ou grifo nosso entre colchetes, após a chamada da citação.

Tradução em citação: quando a citação incluir texto traduzido pelo autor do texto, deve-se incluir a expressão ‘tradução nossa’ entre parênteses, logo após a chamada da citação.

As referências bibliográficas devem vir em ordem alfabética, ao final do trabalho.

Sistema numérico

Neste sistema, a fonte bibliográfica é representada por um número colocado entre parênteses, que corresponde ao número da obra citada dentro da lista de referências bibliográficas, que deve estar em ordem alfabética e numerada ou por ordem de aparecimento no texto.

Exemplo:

A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente(1).

Citação Textual

Uma citação é textual, quando há a transcrição literal do texto de um autor ou parte dele, conservado-se a grafia, a pontuação, o idioma e até eventuais incoerências, erros de ortografia e/ou concordância. Poderá ser colocada a expressão [sic] imediatamente após o erro – significa: estava assim mesmo no original. As citações textuais devem ser transcritas entre aspas ou destacadas tipograficamente.

Citação Textual Curta (Citação com até Três Linhas)

A citação curta é transcrita entre aspas, com o mesmo estilo e tamanho da letra utilizados no parágrafo do texto no qual será inserida. O uso de aspas delimita a citação textual e, ao final da transcrição, faz-se a citação.

Exemplos:

O livro de Simonsen vem, pois preencher diversas lacunas, políticas e acadêmicas. O livro destacará, segundo seu autor, a era colonial, por “… ter sido na era colonial que se formou a trama social assegurada da estrutura unitária do país e que continuam a atuar na modelagem da nossa formação econômica. (SIMONSEN, 1978, p. 10).

É neste cenário que (…) a AIDS nos mostra a extensão que uma doença pode tomar no espaço público. “Ela coloca em evidência de maneira brilhante a articulação do biológico, do político e do social” (HERZLICH e PIERRET, 1992, p. 7).

Segundo Paulo Freire, “transformar ciência em conhecimento usado apresenta implicações epistemológicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento…” (1994, p. 161).

Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título incluídos na sentença devem ser em minúsculo. Entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável e pelo título, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas, como pode ser observado nos exemplos anteriores.

Citação Textual Longa (Mais de Três Linhas)

As citações longas, com mais de 3 linhas, deverão ser separadas do texto por um espaço. O trecho transcrito é feito em espaço simples de entrelinhas com letra menor do que a utilizada no texto, sem aspas e com recuo de 4cm da margem esquerda. Ao final da transcrição, faz-se a citação.

Captura de Tela 2019 03 21 às 15.27.15

Citação Livre

Ocorrem quando são redigidas pelo(s) autor(es) do trabalho a partir das idéias e contribuições de outro autor ou autores.

Portanto, consistem na reprodução do conteúdo e/ou idéia do documento original. Nesse caso, as aspas ou o itálico não são necessários, todavia citar a fonte é indispensável.

Exemplos:

De acordo com Freitas (1989, p. 37), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas.

A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função de as diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes pesquisadores, opções estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos específicos (FREITAS, 1989, p. 37).

Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito à educação primária, mas mesmo assim o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de meninos, caracterizando uma diferenciação curricular (COSENZA, 1993, p. 6).

Citação de Citação

A citação de citação é a menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho.

Só deve ser utilizada na total impossibilidade de acesso ao documento original. No texto, a citação de citação obedece a seguinte ordem: autor do documento não consultado a excelência como diferencial seguido da expressão latina “apud” (conforme, citado por) e autor da obra consultada.

Exemplo: (BENFEY apud SOLOMONS, 1982)

A referência bibliográfica, neste caso, inicia pelo nome do autor do documento não consultado. Exemplo:

BENFEY, O.T. The names and structures of organic compounds. New York: Wiley, 1966 apud SOLOMONS, T.W.G. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1982. V.1

Não se esqueça das Referências

Tudo que é citado precisa ser referenciado no capítulo de referências.



Quer facilitar sua vida?

Gostou deste Post ? E agora que você aprendeu isso, o que achou? Deixe seu comentário!

Citações: NBR-10520

Uma ideia sobre “Citações: NBR-10520

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *