NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DAS SEÇÕES DE UM DOCUMENTO: NBR-6024 (2012) da ABNT

A numeração progressiva consiste na divisão do trabalho em seções. Segundo a norma da ABNT – NBR-6024 (2003), as divisões principais ou seções primárias são numeradas a partir do algarismo 1. Os números, denominados indicativos, são escritos em arábico e separados do título da seção, por espaço.

“Não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer outro sinal após o indicativo da seção ou de seu título.” (NBR 6024, 2012)

As seções primárias correspondem aos capítulos, e podem ser divididas em seções secundárias; as secundárias, em seções terciárias, etc. Recomenda-se, para melhor entendimento do texto, não subdividi-lo demais. Cada subseção recebe o número da seção a que se subordina e mais seu número de ordem, dentro da seção, sendo os dois números separados por um ponto. Recomenda-se não ultrapassar a seção quinária.

O título das seções deve apresentar caracteres tipográficos diferentes (usando-se os recursos de negrito, itálico ou grifo, caixa alta, etc.), por níveis (secundário, terciário, quaternário e quinário). Porém, os títulos das seções de um mesmo nível apresentam a mesma forma gráfica.

Para evidenciar a sistematização do conteúdo do texto de cada seção, o autor pode adotar letras minúsculas do alfabeto latino e assim relacionar itens. Observe que, os itens são pontuados com ponto e vírgula (;), exceto para o último item que será pontuado com ponto final (.).

Quer facilitar sua vida?

Gostou deste Post ? E agora que você aprendeu isso, o que achou? Deixe seu comentário!

Numeração das Sessões de um Documento
Tags:     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat