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Como fazer uma pesquisa eletrônica decente?

pesquisa academica

Quando encarada sob a perspectiva educacional, a Internet possui uma grande riqueza de recursos e possibilidades. No entanto, o conjunto de linguagens e padrões disponíveis na mesma privilegia determinadas perspectivas de ensino/aprendizagem.

Como afirma Pierre Babin et al.:

“[…] o meio tecnológico moderno, em particular a invasão das mídias e o emprego de aparelhos eletrônicos na vida quotidiana, modela progressivamente um outro comportamento intelectual e afetivo” [BABIN].

Por este motivo, não é possível mais se adotar a mesma abordagem perante o computador e a educação após o advento da Internet. Cada computador deixou de ser uma ilha isolada e passou a ser, de outra maneira, exatamente uma porta de comunicação com outros computadores e consequentemente com outros indivíduos.

Diversas são as formas de interação usando a Internet, o que tem dado origem a diversas propostas pedagógicas. A seguir, apresentaremos algumas dicas importantes para garantir como fazer uma pesquisa de forma eficaz na internet com base em Edna Lúcia da Silva e Estera Muszkat Menezes (2001), doutoras da Universidade Federal de Santa Catarina.

A World Wide Web (WWW) tem como uma de suas principais expressões a apresentação de informações sobre diversas modalidades. Inicialmente a sua linguagem HTML (Hyper Text Markup Language) dava subsídios à construção de documentos compostos de textos e imagens. O uso de ligações entre estes documentos possibilitou a sua organização de forma hipertextual. Posteriormente foram agregados recursos adicionais de áudio, vídeo, animação e pequenas rotinas de programação.

Dentro do contexto educacional a Internet, encarada como repositório de informações, constitui uma excelente fonte para a realização de pesquisas e de material para a elaboração de aulas.

O aluno ou professor se vê diante de uma enorme biblioteca global que não apenas guarda as informações, mas as apresenta das mais diversas maneiras, interligadas sob uma complexa rede de ligações e com uma variedade de recursos, tais como mecanismos de pesquisa, que facilitam a localização da informação desejada.

Da mesma maneira que a WWW pode ser uma rica fonte de informações, de certa forma ela democratizou a produção e divulgação destas informações. Pode-se afirmar que qualquer usuário que tenha acesso a esta rede pode publicar informações, sob a forma de páginas, que estarão disponíveis para qualquer outra pessoa no mundo.

O processo de busca de informações na internet envolve a capacidade de reunir, sintetizar e organizar informações, que são proveitosas e de fontes confiáveis, bem como habilidades artísticas para a apresentação estética destas informações em conjunto com as normas de formatação pertinente a cada tipo de trabalho acadêmico. Neste contexto, o aluno ultrapassa o papel de mero receptor de informações, e passa a ser atuante.

Esta fonte de informações implica também em intercâmbio, o que tem dado origem a atividades de aprendizado colaborativo entre diferentes comunidades, através da troca de informações em web-foruns.

Como Buscar Informações de Acesso Público na Internet

Para buscar informações na internet você deve usar as ferramentas de busca. As ferramentas de busca são sistemas que fazem a indexação dos documentos. A forma como é feita essa indexação vai influir diretamente na quantidade e na qualidade dos resultados que serão obtidos na pesquisa. As ferramentas de busca utilizam programas de indexação denominados “robôs” ou “aranhas”, que periodicamente vasculham a rede em busca de novos documentos a serem indexados no seu banco de dados, atualizam endereços que tenham mudado e apagam aqueles que já não possuem nenhum documento (BRAD, 1999). Atualmente estão à disposição para efetuar suas buscas na internet diversas ferramentas de busca (nacionais e internacionais).

O endereço das principais são:

Google Acadêmico

https://scholar.google.com.br/

Google Acadêmico é um sistema do Google que oferece ferramentas específicas para que pesquisadores busquem e encontrem literatura acadêmica. Artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações e material produzido por organizações profissionais e acadêmicas, tudo isso é mais fácil de encontrar por nele e não no Google convencional.

De modo geral, o Google Acadêmico funciona de um jeito bastante semelhante ao Google convencional. Isso quer dizer que ele vai apresentar os resultados das buscas de acordo com a sua relevância. Para isso, ele leva em conta itens como o autor, a publicação na qual a pesquisa foi divulgada, a frequência com que é citada em outras pesquisas e também o texto integral do artigo em questão.

Você pode usar a informação de quantidade de CITAÇÕES de um texto científico para dizer que aquele determinado texto é relevante, e portanto, pode ser considerado como fonte de pesquisa.

A busca de informações pode ser feita de duas maneiras:

a) por assuntos/categorias: a busca é feita por tópicos que estão indexados por categorias e subcategorias de assuntos;

b) por assuntos específicos: a busca é feita utilizando as ferramentas de busca. Nesta forma de busca você deve informar a palavra-chave ou a frase que caracteriza o que quer pesquisar. Essa forma de pesquisa pode ser feita de dois modos:

• pesquisa simples: pode ser feita na própria home page das ferramentas e oferece a opção de uso de comandos mais gerais;

• pesquisa avançada: ou mais refinada, só pode ser feita na home page das ferramentas de busca, abrindo uma janela especial, na qual é possível usar comandos mais específicos para aproximar ao máximo o resultado da pesquisa daquilo que se quer encontrar.

Comandos utilizandos na busca de informações:

Geralmente os comandos utilizados na busca de informações são:

O emprego dos comandos em buscas simples possibilita:

O uso de aspas ” ”

As aspas são utilizadas para que a ferramenta de busca considere as palavras como sendo uma frase. Por exemplo, ao colocar duas palavras entre as aspas, “Mediação

Familiar”, a busca ficará limitada a documentos que contenham exatamente essa frase.

O uso do sinal de mais +

O sinal de inclusão + deve ser utilizado antes de uma palavra ou frase para informar ao programa de busca que ele deve selecionar os documentos que tenham obrigatoriamente todas as palavras precedidas do sinal +, em qualquer ordem que seja. Por exemplo:

+Direito + “Mediação familiar”

O uso do sinal de menos –

O sinal de exclusão deve ser utilizado antes de uma palavra ou frase para informar ao programa de busca que ele não deve incluir os documentos que contenha aquela palavra(s) ou frase(s). Por exemplo:

+Direito -“Mediação familiar”

O uso do asterisco *

O asterisco é utilizado para solicitar ao programa de busca que busque todos os documentos que contenham a parte inicial da palavra (até o asterisco) com qualquer terminação. Por exemplo:

produ*
para recuperar produção, produtivo, produto, produtos, produtividade

O uso de sinais pode ser combinado, e estes devem ser utilizados de forma lógica; a primeira palavra ou frase deve ser sempre a de inclusão. Veja este exemplo:

+ “Direito de família” -“Conciliação familiar”

No exemplo anterior, a ferramenta trará como resultado da pesquisa uma lista de documentos que tenha a expressão “Direito de família”, mas não contenha a expressão

“Conciliação familiar”.

Como avaliar a informação disponibilizada na internet?

A internet, como vimos, é uma fonte inesgotável de recursos. Você deve utilizá-la para busca de informações, mas deve ser igualmente seletivo no uso dessas informações.

Alguns critérios de seleção devem ser adotados como, por exemplo, verificar as credenciais do autor, como está escrito o documento (linguagem, correção ortográfica e gramatical) e a atualidade do site.

Outro cuidado que você deve tomar é com os direitos autorais. Referenciar os documentos usados e indicar como fontes de consulta é ético e de bom tom. A ABNT publicou normas para referenciar documentos digitais na NBR6023: 2002.

Outros Sites para se fazer pesquisa

Segue a lista com os 100 principais sites para pesquisas científicas:

Livros e Periódicos

Negócios e Economia

História

Ciências Sociais

Ciências

Matemática e Tecnologia

Bancos de Dados e Arquivos

Geral

Referências

Outros

FONTE: https://blog.even3.com.br

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