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Como fazer a Leitura e Fichamento

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A organização do material pesquisado antecede a redação do texto de seu trabalho ou estudo, seja na forma de fichamento bibliográfico/didático, resumo, resenha, revisão de literatura, relatório de pesquisa, dissertação ou tese.

Leitura

Para a realização do projeto de pesquisa qualquer dissertação científica e, principalmente, para a elaboração do referencial teórico, os processos de leitura e fichamentos de textos são fundamentais.

Ter condições de elaborar resumos é importante na medida em que facilita o processo de síntese e análise dos documentos lidos.

Citações e referências elaboradas de acordo com as normas da ABNT facilitam o processo de identificação dos documentos lidos e permitem que você dê crédito, por uma questão de honestidade intelectual, aos autores das idéias usadas em sua pesquisa.

Saber ler e interpretar um texto é fundamental.

Na leitura com a finalidade específica de redigir um trabalho científico faz-se necessário identificar as informações e os detalhes relevantes indicados no material impresso, relacionando-os com o problema a ser resolvido. É imprescindível analisar a consistência das informações e dados coletados dos diversos autores.

Para facilitar o processo de leitura Severino (2000) recomenda que esta seja feita com base nas seguintes dimensões de análise:

Análise textual: preparação do texto para a leitura. Requer o levantamento esquemático da estrutura redacional do texto. Objetiva mostrar como o texto foi organizado pelo autor permitindo uma visualização global de sua abordagem. Devem- se buscar: esclarecimentos para o melhor entendimento do vocabulário, conceitos empregados no texto e informações sobre o autor;

Análise temática: compreensão da mensagem do autor. Requer a procura de respostas para as seguintes questões: de que trata o texto? Qual o objetivo do autor? Como o tema está problematizado? Qual a dificuldade a ser resolvida? Que posições o autor assume? Que idéias defende? O que quer demonstrar? Qual foi o seu raciocínio, a sua argumentação? Qual a solução ou a conclusão apresentada pelo autor?

Análise interpretativa: interpretação da mensagem do autor. Requer análise dos posicionamentos do autor situando-o em um contexto mais amplo da cultura filosófica em geral. Deve-se fazer avaliação crítica das idéias do autor observando a coerência e validade de sua argumentação, a originalidade de sua abordagem, a profundidade no tratamento do tema, o alcance de suas conclusões. E, ainda, fazer uma apreciação pessoal das idéias defendidas.

Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a três questões básicas propostas pelo professor Francisco Platão Savioli (Professor Assistente Doutor de Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP):

1. Qual é a questão de que o texto está tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto é, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem repertório suficiente para compreender o que está diante de seus olhos.

2. Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá- la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva.

3. Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentativo.

Para redigir suas considerações gerais sobre o texto, observe a seguinte sugestão de roteiro:

Finalmente, a pessoa que se preocupa com a qualidade de sua leitura e com o resultado que poderá obter, deve pensar no ato de ler como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz.

Atitude: Pensamento positivo para aquilo que deseja ler. Manter-se descansado é muito importante também. Não adianta um desgaste físico enorme, pois a retenção da informação será inversamente proporcional. Uma alimentação adequada é muito importante.

Ambiente: O ambiente de leitura deve ser preparado para ela. Nada de ambientes com muitos estímulos que forcem a dispersão. Deve ser um local tranqüilo, agradável, ventilado, com uma cadeira confortável para o leitor e mesa para apoiar o livro a uma altura que possibilite postura corporal adequada. Quanto à iluminação, deve vir do lado posterior esquerdo, pois o movimento de virar a página acontecerá antes de ter sido lida a última linha da página direita e, de outra forma, haveria a formação de sombra nesta página, o que atrapalharia a leitura.

Objetos necessários: Para evitar, durante a leitura, levantarmos para pegar algum objeto que julguemos importante, devemos colocar lápis, marca-texto e dicionários sempre à mão. Quanto sublinhar os pontos importantes do texto, é preciso aprender a técnica adequada. Não o fazer na primeira leitura, evitando que os aspectos sublinhados parecem- se mais com um mosaico de informações aleatórias.

Como fazer o Fichamento

Fazer um fichamento significa traçar o esqueleto da obra, organizar o texto com lógica, colocando em destaque a inter-relação das idéias. O fichamento ajuda o pesquisador a assimilar a matéria e levantar as idéias do texto (análise), ordenando- as (síntese). É uma forma ativa de se tomar contato com o assunto, obrigando o estudioso a retirar do texto as idéias principais, os detalhes importantes e as idéias secundárias que subsidiam as idéias principais.

É uma parte importante na organização da pesquisa de documentos, pois permite um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho.

Existem quatro tipos de fichamento: o fichamento bibliográfico por autor, o fichamento bibliográfico por assunto, o fichamento de transcrição e o fichamento de resumo/ analítico.

Ficha Bibliográfica por Autor

Conforme o pesquisador vai tomando contato com o material impresso, deve organizá- lo. Poderá fazê-lo através do fichamento bibliográfico por autor, onde ficarão anotados

o nome do autor (na chamada), o título da obra, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume se houver mais de um e número de páginas (MOTA, 2002, p. 45).

Ficha Bibliográfica por Assunto

“Esse tipo de fichamento é mais fácil de trabalhar. As instruções indicadas no item anterior repetem-se aqui, sendo que desta vez o assunto deve estar encabeçando a ficha (na chamada)” (MOTA, 2002, p. 45).

Ficha de Transcrição (ou de Citação)

Este tipo de fichamento serve para que o pesquisador selecione as passagens que achar mais interessantes no decorrer da obra. É necessário que seja reproduzido fielmente o texto do autor (cópia literal). Após a transcrição, indica-se a referência bibliográfica cabível, ou então se encabeça a ficha com a referência bibliográfica completa da obra e após a(s) citação (ões), coloca(m)-se o(s) número(s) da(s) página(s) de origem. Se o trecho for citado entre aspas duplas, e no seu curso houver uma palavra ou expressão aspeada, estas aspas deverão aparecer sob a forma de aspas simples (‘) (MOTA, 2002, p. 46).

Ficha Resumo/Analítica

Uma ficha resumo/analítica consiste numa síntese de um livro, capítulo, trecho ou de vários livros com a intenção de elaborar um trabalho ordenado de conclusões pessoais ou mesmo de um grupo. Para fazer uma ficha resumo/analítica é necessário: verificar a indicação bibliográfica, fazer um esquema, e elaborar o resumo propriamente dito.

A indicação bibliográfica mostra a fonte da leitura; o resumo sintetiza o conteúdo da obra em redação do próprio fichador e/ou através de transcrições literais e, neste caso, com indicação parentética da(s) página(s); as citações dizem respeito às transcrições significativas da obra; a análise crítica do conteúdo lido apresenta as apreciações do fichador, através de análise e críticas coerentes e cientificamente responsáveis, sustentadas nas idéias do próprio fichador e/ou em outros textos, os quais serão devidamente referenciados conforme ABNT, no corpo deste item ou em notas de rodapés da ficha; a ideação coloca em destaque as novas idéias surgidas frente à leitura reflexiva (MOTA, 2002, p. 46-47).

Em suma temos:

FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO

FICHAMENTO DE CITAÇÃO

FICHAMENTO DE LEITURA

FICHAMENTO DE ASSUNTO / TEMA

FICHAMENTO DE NORMAS JURÍDICAS

FICHAMENTO DE JURISPRUDÊNCIA

FICHAMENTO DE ANOTAÇÕES PESSOAIS

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